publicado por Mundo Digital | Segunda-feira, 30 Abril , 2012, 18:18

 

Teste realizado com cerca de 20 mil provas mostra que as notas atribuídas pelas máquinas são muito próximas às que um professor daria.

No futuro, os professores podem perder o seu espaço para os computadores na hora de corrigir as provas. Quando o assunto são as provas de múltipla escolha, as máquinas já assumiram a tarefa. Afinal, é muito mais rápido para um computador atribuir verdadeiro ou falso a uma questão do que para um ser humano.

Um estudo publicado pela Discover Magazine aponta que já é possível deixar as máquinas corrigirem até mesmo as provas discursivas. Um software em desenvolvimento no MIT realizou a correção de cerca de 20 mil provas, e o resultado foi que as notas atribuídas pela máquina ficaram muito próximas das avaliações feitas pelos professores.

A pesquisa está sendo conduzida por Les Perelman, professor de redação do MIT. Segundo ele, ainda é cedo para a tecnologia substituir os professores na hora da correção de uma prova, porém tudo está se encaminhando para que, no futuro, esse trabalho também possa ser feito pelas máquinas.


arquivos
links
pesquisar neste blog